top of page

Marketing para Indústria

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Para começar precisamos deixar claro que marketing não é publicidade nem propaganda, o marketing é responsável por falar quando fazer publicidade e propaganda, ele é a ponta da estratégia de posicionamento de marca, comunicação e comercial da empresa. Ele vai desenhar a experiência do cliente de ponta a ponta, entrando em todos os departamentos para melhorar a comunicação direta com o cliente, além de acompanhar e apresentar todos os resultados para os responsáveis da empresa.


Agora que sabemos o que é MARKETING vamos explicar como aplicamos ele para a área industrial que atende tanto o comerciante para revenda quanto o consumidor final. Inicialmente precisamos entender que uma indústria é diferente de um comércio, mesmo atendendo consumidor final, precisamos definir uma comunicação comercial direta, sempre trazendo foco para o produto, mas sem deixar de ressaltar a empresa e sua visão de mercado.


Se você vai comprar um cachorro quente e sabe que aquela salsicha vem pronta junto ao pão e outros ingredientes, compramos o preparo, o atendimento, a apresentação. Na indústria o consumidor tem uma visão de grandeza, de ser tudo feito do absoluto zero, sendo assim é importante valorizar a estrutura interna e de produção, seus prazos de entrega, seu controle de estoque, como é a comunicação interna dos vendedores com clientes da base, tudo isso junto ao processo de fabricação e o principal “O PRODUTO”.


Por isso a indústria precisa se preocupar em ter os canais de comunicação com sua base de clientes lojista, atualizada e que passe segurança que você é um excelente fornecedor. Essa estrutura se resume a: site, apresentação empresarial, catálogo, tabela de preços e um excelente atendimento personalizado.


Esse material tem como objetivo passar os gatilhos de: Segurança, eficiência, autoridade de mercado, inovação, estrutura e claro um atendimento diferenciado.


Para o consumidor final é importante ter os canais de comunicação tradicionais sempre ativos como Instagram e Facebook, estaremos através de outra matéria dando dicas para mídias sociais, mas o importante nas redes sociais é dar foco no produto, seus diferenciais, os problemas que ele corrige ou evita, seu tempo de duração e claro o produto em pleno funcionamento.



Cada empresa tem sua própria dor, um ponto importante a ressaltar é a importância do marketing junto ao departamento comercial, pois a venda não é talento é processo, o marketing vai ser o braço que seu comercial precisa, ele vai bolar a estratégia para trazer o seu cliente até o atendimento, o comercial por sua vez precisa entender que a venda é responsabilidade deles, o marketing vai auxiliar no desenho do processo de atendimento e principalmente em outras estratégias que é assunto para outra matéria.


Gostou, então não esqueça de avaliar, deixe seu comentário para saber se continuamos aprofundando este assunto! Compartilhe!


Continue sendo um CORINGA DO MARKETING.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page